menina-com-ponytails-brincando-com-brinquedo_23-2147663659
Publicado em: 11/01/2018

Psicoterapia infantil

Como funciona e qual é a metodologia para Psicoterapia infantil?

A Psicoterapia infantil é uma mescla de recursos que visa ajudar a criança a expressar suas dores e dificuldades emocionais de forma descontraída e suave, já que as crianças não conseguem verbalizar e raciocinar como o adulto. A Ludoterapia possui diversas abordagens, uma delas é a terapia com argila, na qual a criança é estimulada a modelar argila de forma que a criança através dos objetos que formata e das histórias que conta revelam suas inseguranças, seus medos, suas angústias e até seus problemas familiares, que de outro modo não revelaria ou não saberia expressar.

 

Psicoterapia infantilMuitas crianças precisam apenas de um estímulo lúdico para poder expressar tudo o que precisam. As vezes as crianças também criam ilusões a respeito de situações corriqueiras que podem ser solucionadas através de atividades simples, pois ao identificar os conflitos, o psicólogo poderá intervir e ajudar a criança a criar uma outra percepção das situações de conflito e por fim diminuir a angústia e ansiedade que essas dúvidas acarretam

 

Outro recurso interessante são jogos em que o Psicólogo participa junto com a criança e neste momento de descontração, a criança com mais de 5 anos consegue expressar fatos importantes. Por isso, uma dica para os pais quando sentirem que a criança está com dificuldade, é convidar a criança para brincar e começar a perguntar coisas durante a brincadeira de forma sutil e sem pressão, a criança tende a expressar sentimentos e percepções acerca de problemas que os pais podem estar vivenciando e perceber o quanto estão impactando no emocional do filho. As vezes para Psicoterapia infantil uma atenção diferenciada pode ser a chave para a resolução de conflitos.

 

Além, desses recursos o importante é os pais compreenderem que a causa mais comum de problemas emocionais é falta de atenção de um ou dos dois pais, por isso é importante estar atentos aos sinais de que algo não está bom. A auto estima das crianças depende da relação que elas tem desde a infância com a família e no meio social.

 

A dica para Psicoterapia infantil é aproveitem todos os momentos possíveis com seus filhos, pois o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade do tempo que ficam juntos. E se puderem beijem seus filhos, abracem, essa vacina é infalível!